Mentoria – O que é?

MENTORIA
Por Erilson Queiroz – 19/09/2017

1 – Contextualização
O caminho do empreendedorismo é cheio de obstáculos e o processo de mentoria traz o aprendizado necessário para superá-los e transformá-los em oportunidades.
É comum empreendedores criarem novos negócios sem mercado claramente definido, sem uma comunicação efetiva e também sem um foco na operação, mas ao longo de mentorias estes empreendedores aperfeiçoam suas soluções, realizam validações de mercado e melhoram seu modelo de negócio. Isto ocorre quando os empreendedores aproveitam ao máximo os conhecimentos do mentor.

2 – O que é Mentoria?
Nada mais é do que um método de transmissão de conhecimentos e experiências, e, em muitos casos, ocorre naturalmente nas relações profissionais e pessoais.

3 – Como funciona a Mentoria
Encontros com roteiros previamente formatados, que podem ser presenciais ou online, nos quais o mentor apresenta informações e treinamento sobre sua área de competência, discutem ideias, contam sua própria história e faz provocações.
Confiança e empatia são fundamentais para uma boa mentoria. Na verdade, isto é fundamental para construir relacionamentos que sejam significativos. Portanto, é preciso mostrar interesse pelo empreendedor.

4 – Papel do Mentor
O principal papel do mentor é justamente desafiar o empreendedor e fazê-lo pensar em alternativas ao seu negócio. Construir uma startup é percorrer o fluxo de construir-medir-aprender enquanto se busca por um mercado. Portanto, é comum neste momento o mentor fazer perguntas complexas e comparações com outros negócios, assim ele ajuda você no processo de reflexão e aprendizado sobre o mercado ou modelo de negócio. É exatamente isto que se espera que o mentor faça, pois, assim, ele estimula os empreendedores a buscar respostas e aprimorar seus negócios. Em momento algum, o papel do mentor é dar as respostas certas. Este seria o papel de um consultor. O papel do mentor é orientar o empreendedor de maneira que ele descubra por si próprio as respostas.

5 – Característica do Mentor
Geralmente, os mentores que participam dos programas de aceleração são profissionais com mais experiência, que aprenderam na pele, como executivos de grandes empresas, professores ou consultores de negócios ou, ainda, empreendedores mais experientes. Na maioria dos programas de empreendedorismo e nos eventos de startups, os mentores são voluntários, pois entendem que precisam retribuir à sociedade e ajudar outras pessoas a construir seu futuro.

Uma resposta para “Mentoria – O que é?”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *